quinta-feira, 10 de abril de 2014

Entendendo tipos de discos, tipos de volume e sistema de arquivos no Windows Server 2012

Olá galera, hoje eu vou trazer um tópico do livro do Craig para entendermos como funciona sistema de arquivos, volumes e discos no Windows Server 2012... Pode parecer bobo, mas falem a verdade, quem é que nunca se enrolou um pouco na hora de explicar pra alguém ou definir a melhor solução a ser posta em prática? Então vamos lá... :)

Entendendo os tipos de discos do Windows Server 2012

A maioria dos computadores pessoais usar discos básicos porque eles são os mais fáceis de gerenciar. Tipos de volume avançados requerem o uso de discos dinâmicos. Um disco básico usando o estilo de partição MBR usa partições primárias, partições estendidas e unidades lógicas para organizar os dados. Uma partição primária aparece para o sistema operativo como se ele fosse um disco separado fisicamente e pode alojar um sistema operativo, caso em que ela é conhecida como a partição activa.
Quando você trabalha com discos básicos MBR no Windows Server 2012, você pode criar três volumes que tomam a forma de partições primárias. Quando você cria o quarto volume, o sistema cria uma partição estendida, com uma unidade lógica sobre ele, do tamanho que você especificou. Se não houver espaço livre no disco, o sistema atribui-lo para a partição estendida, como mostrado na Figura, onde você pode usá-lo para criar unidades lógicas adicionais.




Quando você seleciona o estilo de partição GPT, o disco ainda aparece como um disco básico, mas você pode criar até 128 volumes, cada um dos quais aparece como uma partição primária, conforme mostrado na Figura. Não há partições estendidas ou unidades lógicas em discos GPT.








A alternativa ao uso de um disco básico é convertê-lo em um disco dinâmico. O processo de converter um disco básico para um disco dinâmico cria uma única partição que ocupa todo o disco. Você pode criar um número ilimitado de volumes fora do espaço em que partição. Os discos dinâmicos suportam vários tipos de volumes.

Entendendo os Tipos de Volume no Windows Server 2012


Um disco dinâmico pode conter um número ilimitado de volumes que funcionam como partições primárias em um disco básico, mas você não pode marcar um disco dinâmico existente como ativo. Quando você cria um volume em um disco dinâmico usando o Gerenciamento de disco snap-in no Windows Server 2012, você escolher entre os seguintes cinco tipos de volume :
  • Simple Volume (Simples): consiste em espaço de um único disco . Depois de ter criado um volume simples , você pode estendê-lo para vários discos para criar um volume estendido ou listrado, contanto que ele não é um volume de sistema ou volume de inicialização . Você também pode estender um volume simples em qualquer espaço não alocado adjacente no mesmo disco ou , com algumas limitações , diminuir o volume desalocá qualquer espaço não utilizado no volume.

  • Spanned Volume (Expandido): consiste em espaço de 2 a 32 discos físicos , os quais devem ser discos dinâmicos. Um volume expandido é , essencialmente, um método para combinar o espaço de vários discos dinâmicos num único volume grande . O Windows Server 2012 grava no volume expandido , preenchendo todo o espaço no primeiro disco e , em seguida, enchendo cada um dos discos adicionais , por sua vez . Você pode estender um volume expandido a qualquer momento, através da adição de espaço em disco. Criando um volume expandido não aumentar o desempenho de leitura / gravação do disquete , ou fornecer tolerância a falhas. De fato, se um único disco físico no volume expandido falhar, todos os dados do volume se perde .

  • Striped Volume (Distribuído): consiste em espaço de 2 a 32 discos físicos , os quais devem ser discos dinâmicos. A diferença entre um volume distribuído e um volume expandido é que, em um volume distribuído , o sistema grava dados de uma faixa de cada vez para cada disco sucessivo no volume . O modo Striped oferece melhor desempenho, pois cada unidade de disco na matriz tem tempo para procurar a localização de sua próxima faixa , enquanto as outras unidades estão escrevendo. Volumes distribuídos não fornecem tolerância a falhas , no entanto, e você não pode estendê-los após a criação. Se um único disco físico no volume distribuído falhar, todos os dados do volume é perdido.

  • Mirrored Volume (Espelhado): Consiste em uma quantidade idêntica de espaço em dois discos físicos , os quais devem ser discos dinâmicos. O sistema executa todas as operações de leitura e escrita em ambos os discos ao mesmo tempo, para que eles contêm cópias duplicadas de todos os dados armazenados no volume. Se um dos discos falhar, o outro continua a proporcionar o acesso ao volume até que o disco não for reparado ou substituído .

  • RAID-5 Volume:  consiste em espaço em três ou mais discos físicos, os quais devem ser dinâmicos. O sistema distribui informações de dados e paridades em todos os discos de modo que se um disco físico falhar , os dados em falta pode ser re- criado usando as informações de paridade em outros discos . RAID- 5 volumes proporcionar melhor desempenho de leitura por causa da distribuição de disco , mas o desempenho de gravação sofre devido à necessidade de cálculos de paridade.
Entendendo o Sistema de Arquivos do Windows Server 2012

Para organizar e armazenar dados ou programas em um disco rígido , você deve instalar um sistema de arquivos . Um sistema de arquivos é a estrutura de unidade de disco subjacente que lhe permite guardar informação no seu computador. Você instala sistemas de arquivos com a formatação de uma partição ou volume no disco rígido.

No Windows Server 2012, cinco opções de sistemas de arquivos estão disponíveis: NTFS, FAT32, exFAT , FAT (também conhecido como FAT16) , e ReFS. 

  • NTFS: é o sistema de arquivos preferido para um servidor; Os principais benefícios são suporte melhorado para discos rígidos maiores do que FAT e melhor segurança na forma de criptografia e permissões que restringem o acesso por usuários não autorizados .
  • FAT: não têm a segurança que o NTFS fornece , qualquer usuário que tenha acesso ao seu computador pode ler qualquer arquivo sem restrição. Além disso, os sistemas de arquivos FAT tem limitações de tamanho em disco : FAT32 não pode lidar com uma partição maior do que 32 GB ou um arquivo maior do que 4 GB. FAT não consegue lidar com um disco rígido maior do que 4 GB ou um arquivo maior do que 2 GB. Devido a essas limitações , a única razão viável para o uso de FAT16 ou FAT32 é a necessidade de dual boot do computador com um sistema operacional que não seja Windows ou uma versão anterior do Windows que não suporta NTFS , que não é uma configuração provável para um servidor.
  • ReFS: é um novo sistema de arquivos primeiro a aparecer no Windows Server 2012 que oferece arquivo praticamente ilimitado e tamanhos de diretório e aumento da resiliência , que elimina a necessidade de ferramentas de verificação de erros , tais como Chkdsk.exe . No entanto, refs não inclui suporte para recursos de NTFS , como compactação de arquivos, sistema de arquivos criptografados (EFS) e quotas de disco. Discos árbitros também não podem ser lidos por todos os sistemas operacionais mais antigos do que o Windows Server 2012 e Windows 8.

Fonte: Installing andConfiguringWindows Server® 2012 by Craig Zacker



Nenhum comentário:

Postar um comentário